sábado, 29 de janeiro de 2011

Doença do Beijo


A Mononucleose infeciosa tem como agente etiológico o vírus Epatein-Barr, sendo transmitido de indivíduo para indivíduo por meio da saliva, por este motivo ficou conhecido como doença do beijo. Além do beijo outras formas de contrair a doença é através da tosse, espiro e formetes como talheres e copos. Sua forma de transmissão se assemalha ao da gripe, mas como o agente é menos contagioso pode haver contato com pessoas cotaminadas e não adquirir a doença.

Durante a infâcia a maioria dos casos é assintomático, menos de 10% dos casos em crianças são sintomáticos, porém entre o 15 e os 24 anos de idade se atige o ápice de casos com sintomatologia, talvez pela faixa etária de maior interação com o sexo oposto, sem compromisso: como dizem ficar. E o período de incubação desta doença é de 4 a 8 semanas. O quadro clínico envolve febre, cansaço, dor de garganta, aumento dos linfonodos (ínguas) e outros sintomas prodrômicos como encefaléia, dores musculares, tosse e naúseas. 

Na mononucleose a fadiga costuma ser intensa e persiste por semanas após a resolução do quadro. O aumento dos linfonodos também é um pouco diferente da faringite comum, acometendo preferencialmente as cadeias posteriores do pescoço e frequentemente se espalhando pelo resto do corpo. Uma dica para o diagnóstico diferencial entre as faringites bacterianas e a mononucleose é o aparecimento de uma rash (manchas vermelhas) pelo corpo após o início de antibióticos, principalmente amoxacilina.

Outro sinal característico da mononucleose é o aumento do baço, chamado de esplenomegalia. Quando este ocorre, é necessário manter repouso, devido ao risco de ruptura do mesmo. A ruptura esplênica (ruptura do baço) é rara, mas quando acontece leva a risco de morte devido ao intenso sangramento que se sucede. O baço aumenta tanto de tamanho que pode ser palpável abaixo do gradil costal esquerdo.

Um fato que causa confusão, inclusive entre médicos, é a diferença entre a doença mononucleose infecciosa e a síndrome de mononucleose. O primeiro é causado pelo Epstein-barr vírus e o segundo engloba todos os agentes etiológicos que podem cursar com dor de garganta, aumento de linfonodos, febre e aumento do baço. Entre eles destacam-se o HIV, citomegalovírus, linfomas e toxoplasmose. Portanto, ter mononucleose infecciosa é diferente de ter uma síndrome de mononucleose.

O diagnóstico é feito através do quadro cliníco e confirmado por exame de sangue, sendo o achado típico o aumento de leucócito (leucocitose). E o tratamento  baseia-se em sintomáticos e repouso, pois não há drogas específicas para o vírus e o quadro se reverte espontaneamente em 2 semanas. Por isto gatinho ou gatinha selecione bem quem vai beijar e aproveite a vida.

2 comentários:

  1. eu tivee mononucleosee! nao peguei atraves do beijo, um amgo meu teve e treinavamos junto, passei um mes de cama, tive esse problema no baço, realmente só repousoo para voce melhorar, passei um mes de cama, tensooo!

    ResponderExcluir
  2. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou whatssapp. +2347081986098.

    ResponderExcluir