sábado, 29 de janeiro de 2011

Os pecados que se cometem na academia

 Quem nunca prometeu começar aquela dieta e fazer a matricula na academia a segunda-feira porque o ano começou e uma das metas é emagrecer?Vou contar que milhões de pessoas fazem isso sempre e não apenas no inicio do ano. O problema consiste em esperar resultados milagrosas com 10 ou 30 dias de academia ou qualquer outro esporte, natação, hidroginástica, jump, localizada, entre outros o que resulta em desistência por acharem que não esta dando resultado.

A verdade é que se você não praticava nenhum exercício antes o seu corpo precisa de um tempo para se adaptar. Tempo este o qual os resultados são pequenos ou quase imperceptíveis. O corpo passa a produzir uma inervarção muscular maior para a nova realidade a qual está sendo submetido e necessita de mais nutrientes, por isso nada de deixar de comer por esta malhando, deve se alimentar sim, mas de forma saudável. Troque alimentos gordurosos, frituras, refrigerante,doces, pães e massas, por alimentos integrais, verduras, frutas e muita água para hidratar.

E é justamente por esperar respostas rápidas que pecamos em algus pontos. Em entrevista o professor de educação física Luiz Antônio, da academia Bio gym, listou para a gente os erros que os alunos cometem:


O Aluno chega na academia e quer começar imediatamente. (Isso não pode, porque o aluno deve primeiramente ser submetido a uma avaliação física e médica para descobrir o seu verdadeiro estado clínico geral e a sua condição física e a partir daí ter um plano de exercícios para seu corpo).

Começar a treinar sem uma orientação. (Em muitos casos o aluno começa a treinar e não procura uma orientação profissional, isso pode prejudicar sua performance e os seus objetivos não serão alcançados, alem do risco de lesão).

Realizar qualquer exercício físico sem um aquecimento específico. (O aluno chega sempre com pressa, porque nos dias de hoje o tempo é bem limitado e começa a treinar sem uma preocupação preliminar. Dessa forma o mesmo pode adquirir uma lesão ou até uma perda no rendimento dos exercícios).

Realizar atividade física sem se alimentar. (Isso também é bem freqüente principalmente no verão, nesse período a busca pelo corpo perfeito é maior e o aluno acha que ficar sem comer é sinal de magreza e acaba em muitos casos prejudicando seu treino e seu corpo) "Alimentação é fundamental para excelência do treino".

Trabalhar com uma intensidade ou uma sobrecarga acima do que é preconizado para o seu corpo. (O aluno, em muitos casos, corre em uma intensidade que não é adequada; na musculação eleva as cargas sem orientação, na ginástica realiza um monte de aulas e isso tudo pode acarretar uma lesão).

Não utilizar roupa adequada para atividade escolhida. (Ainda acontece alunos treinando com um tênis que não é bom para modalidade e roupas que não ajudam na execução dos exercícios; acredite se quiser mas tem gente que ainda aparece de chinelos para treinar).

Utilizar suplementação sem orientação (Muitos alunos começam a academia e compram suplemento antes de começar a treinar e como o nome mesmo diz o suplemento serve para suprir algum coisa q ue está faltando em nossa alimentação e o ideal é procurar um profissional da área).

Realizar o treino do amigo (Isso também acontece. Em alguns casos o treino é bem específico para aquela pessoa e outra pessoa realizando, a chance de alcançar seus objetivos é diminuída e alguns casos pode provocar uma lesão).

Treinar somente em períodos importantes e não respeitar nenhuma periodização. (O aluno entra na academia ou fica sem treinar é aí vem o verão, o casamento de alguém, uma festa e ele volta a treinar muitas vezes no ritmo que estava ou até mais forte, sendo que o nosso corpo necessita de estímulos ordenados e periodizados. Sendo assim, um treino em que só é realizado em datas importantes, com intenção de resultado rápido, dificilmente pode dar resultado. O mais provável é adquirir uma lesão e perder o interesse pela atividade física e isso acontece muito).

10º Treinar um tempo maior do que foi preconizado (Muitos alunos chegam na academia e querem resultados rápidos e ficam 3 à 4 horas treinando, fazem várias aulas, musculação, treino aeróbico e muitas vezes o mais eficiente seria de 30 minutos 3 x por semana isso acontece muito).

Então, como saber o que é melhor para você? isso somente com um profissional especializado, que irá verificar o seu biotipo, as suas metas na academia, o seu estilo de vida, o que esta disposto a fazer para coseguir o que quer, enfim tenha um papo com seu instrutor e ele lhe dará as diretrizes de um bom exercício e o melhor o mais adequado para o seu corpo.

A dica que o blog deixa é escolha uma atividade prazerosa, pois isso ajuda a criar o hábito de ir, pois a promeça que fez de ir todos os dias a academia não vai durar muito tempo,uma pesquisa feita pela IHRSA, organização que reúne academias americanas,revela que metade das pessoas que se propõem a fazer exercícios todos os dias não chegam a completar três meses de treinamentos.

Durante os três primeiros meses, a pessoa pode se sentir obrigada. Depois deste período, é comum que o próprio corpo sinta falta, tornando qualquer exercício prazeroso – explica a especialista acrescenta que o organismo precisa de uma quantidade mínima de energia para desempenhar as funções vitais, tais como digestão e respiração, e isso só é possível através da atividade física acompanhada de uma alimentação rica em carboidratos e fibras. Nosso corpo funciona mais ou menos como uma bateria de carro: quanto mais energia você provoca, mais ativa ela fica. Quanto mais exercícios fazemos, mais ativo nosso metabolismo se torna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário