quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Comer verdura, frutas e hortaliças é importante, mas e o agrotóxico?


Todos sabemos o quanto é importante comer verduras, frutas, grãos e hortaliças para se ter uma alimentação saudável, mas algumas pessoas encontraram um vilão na busca pela qualidade de vida, o agrotóxico. Isso mesmo, sabe aquele produto utilizado na plantação para evitar pragas, pestes e promover um crescimento bonito? Ele mesmo. Esses pesticidas, fertilizates, herbicidas, e outras drogas utilizadas na lavoura são capazes de deixa um vestígio de resíduo químico, mas a boa notícia é que os regulamentos governametais estipulam valores e o produto so vai a pratileira se estiver abaixo dos níveis considerados danosos ao nosso organismo.

 E o motivo dessa preocupação toda é que a mídia andou divulgando  a existência de uma relação entre esses agrotóxicos e o aparecimeto de câncer na população. Pois, bem vamos tirar essa dúvida de acordo com dados científicos. Lendo diversos relatórios inscritos por todo o mundo não foi encontrado quaisquer evidência concreta da ligação dos resíduos encontrados na agricultura e o aparecimento de câncer. A única informação sugerindo que esses resíduos aumentam o risco de câncer de qualquer forma, deriva de experimentos em animais, usando doses em grande excesso, fora de qualquer normalidade de consumo apenas os indivíduos que aplicam a lavoura estão mais suceptíveis, e óbvio que se for uma aplicação sem a devida proteção e fora dos padrões regulados.

 Ao contrário do que muitos pensam a contaminação química NÃO é causa significativa para o aparecimento de câncer. Segundo pesquisadores cerca de 60 a 70% dos aparecimetos de câncer, de todos os tipos, estão relacionados a forma de viver do indivíduo: dieta, tabagismo, alcoolismo, peso saudável, atividade física etc. Levando em consideração agora a exposição a todos os produtos químicos jogados no ar, na água, no solo e alimentação causa menos de 1% dos casos de câncer.

Não há porque ter medo de consumir essa parte tão importante da nossa alimetação.Além do que uma dieta rica em frutas, verduras, grãos e hortaliças ajudam a diminuir os ricos de câncer e outras doenças por possuirem substâncias protetoras que ajudam a neutralizar os possíveis produtos químicos. De qualquer forma é sempre bom manter uma higiene bem elaboradas e tomar algumas precauções como:
  • escolha os produtos livres de furos ou picadas por onde os resíduos possam ter entrado;
  • lavar e esfregar com uma bucha macia as frutas e hortaliças, removendo as folhas soltas dos vegetais folhosos;
  • deixar de molho em água com vinagre (1 colher de sopa de vinagre para cada litro de água) por meia hora;
  • coma uma variedade de alimentos; quanto mais variável for sua alimentação, você terá menos riscos de expor-se aos pesticidas;
  • procure por alimentos orgânicos, ou seja, aqueles cultivados com poucos ou sem produtos químicos.
Enfim, a dica do blog é aproveite uma alimentação saudável e natural. Frutas, verduras, hortaliças, legumes, grãos, frutos, entre outros, possuem substâncias funcionais no corpo( isso é papo para uma próxima matéria), que ajudam a prevenir diversas doenças, além de que atrelada a um bom exercício físico ajuda a manter o corpinho em forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário